Skip to main content

A evolução ESTRATÉGICA

Lyceum é adotado pelas mais prestigiosas instituições da AL

A rápida expansão da demanda e a acirrada concorrência, que se estabeleceu para atrair o contingente de novos alunos, estão levando muitas instituições de ensino superior, tanto do Brasil quanto de outros países da América Latina, a repensar seus instrumentos de gestão. Práticas empresariais estão sendo adotadas, tais como o controle de qualidade dos serviços oferecidos, o foco no cliente, os ganhos de produtividade e a diminuição de custos.

Na busca dessa evolução institucional, aproximadamente 20% das instituições brasileiras já adotaram modernos sistemas de gestão acadêmica. Nesse cenário, o sistema Lyceum da Techne, líder nacional na gestão de universidades, atualmente com 51% do mercado brasileiro, começa a despontar como favorito também junto as instituições de prestígio em outros países.

A Universidade Central da Venezuela, uma das maiores e mais prestigiosas instituições da América Latina, passou um ano selecionando um novo sistema de gestão acadêmica. A UCV, centro de excelência em ensino e pesquisa, é uma universidade multi-campi com 45 mil alunos na graduação e 15 mil na pós-graduação. Devido ao seu grau de complexidade e exigência, buscou soluções locais e em outros países, tendo analisado inclusive soluções utilizadas por universidades americanas.

Dentre as várias propostas analisadas, optou recentemente por uma solução brasileira: o Lyceum, que em sua versão em espanhol substituirá o atual sistema desenvolvido internamente há alguns anos. Essa decisão ocorreu depois da implantação do Lyceum em algumas de suas faculdades, em caráter piloto, para certificar-se da qualidade do produto e da derência às necessidades da instituição.

Segundo Beatriz Salas, Gerente de la Tecnologia de la Información, “”o diferencial do Lyceum é que enquanto os demais sistemas automatizam as atividades administrativas, o Lyceum dá um passo a mais e introduz novos conceitos de gestão acadêmica, com mecanismos inovadores de monitoramento e avaliação””, trazendo uma vantagem competitiva para as instituições que têm a excelência como meta.

Outra universidade venezuelana que optou pelo Lyceum é a Universidad Yacambú. Trata-se de uma universidade privada, com foco no uso das novas tecnologias para o ensino, com um forte programa de pós-graduação e de educação corporativa à distância.

No Brasil o Lyceum já atende a uma gama bastante variada de instituições de ensino superior, públicas e privadas, contando hoje com várias universidades estaduais e federais, universidades confessionais e instituições tradicionais deprimeira linha nos campos de administra ção, economia, engenharia e medicina, bem como novos empreendedores educacionais que adotam modelos inovadores no ensino, como as Faculdades Sumaré, o IESB de Brasília e a Alfa de Goiânia.

Em relação ao porte das instituições que usam o Lyceum, há instituições recém criadas com apenas algumas centenas de alunos e instituições de mantenedores com dezenas de milhares de alunos.

Facebook Comments

Deixe um Comentário